22 de Novembro
|Junta de Freguesia Lordelo e Massarelos
2019 - Conferência: Senhor Dom António Couto - Porto
Se a Bíblia é Deus a falar comigo, por que ainda não O ouvi? Dom António Couto responde à sua pergunta. 22 de Novembro, Sexta-feira, 20h30.


Local, Data e Hora
22 de Novembro
Junta de Freguesia Lordelo e Massarelos, Rua do Campo Alegre, 244, Porto, Portugal
Informação
Conferência: 22 Novembro, Sexta-feira. Duração: 1h30.
Inscrição: Quota singular por cada Sessão: 5€ Estudantes; 10€ Profissionais.
- Quem não puder dispensar o valor pedido e quiser participar envie-nos uma mensagem, por favor.
Directora do Evento: Alexandra Tété
Introdução:
«Se a Bíblia é na verdade a palavra de Deus, com que respeito total, com que atenção fervorosa, com que engenho para lhe levar todos os esforços e ressonâncias favoráveis, devemos nós estudar as suas entoações, os seus métodos, processos de composição e desenvolvimento e, acima de tudo, no jogo múltiplo de alusões e correspondências, a sua intenção!» (Paul Claudel, O Poeta e a Cruz)
A leitura da Escritura, porém, não basta. Nos Actos dos Apóstolos refere-se um acontecimento simples mas eloquente. Filipe encontra o eunuco etíope no momento em que este lê uma passagem da Bíblia: «Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém me não ensinar?» (8, 30-31). De facto, como refere Scott Hahn, em nenhum lugar da Bíblia se diz «que basta a Escritura»; pelo contrário, são inúmeras as passagens onde se refere a Tradição como necessária para a compreensão das Escrituras (Rome sweet home).
Foi este o desafio que lançámos a um sucessor dos Apóstolos: explique-nos o que lemos!
Excelência Reverendíssima Dom António Couto:
Natural da Diocese do Porto, foi ordenado em Cucujães, em 3 de Dezembro de 1980.
Em Roma, na Pontifícia Universidade Urbaniana, em 1986, obteve a licenciatura canónica em Teologia Bíblica. Na mesma Universidade obteve, em 1989, o respectivo Doutoramento, depois da permanência de cerca de um ano em Jerusalém, no Studium Biblicum Franciscanum.
É professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, núcleo do Porto, desde o ano lectivo de 1990-1991.
Foi também Vigário Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova de 1999 a 2002, ano em que foi eleito Superior Geral da mesma Sociedade Missionária da Boa Nova. Em 2004, foi nomeado pelo Papa João Paulo II membro da Congregação para a Evangelização dos Povos.
Recebeu a nomeação episcopal a 6 de Julho de 2007. É autor de vários livros e autor de inúmeros artigos em enciclopédias, colectâneas e revistas. Foi nomeado Bispo de Lamego a 19 de Novembro de 2011 pelo Papa Bento XVI.
Tema da Conferência:
Se a Bíblia é Deus a falar comigo, por que ainda não O ouvi? Dom António Couto responde à sua pergunta.