19 de Outubro a 16 de Novembro - 21h/23h
|Plataforma Zoom
2020 - Curso sobre o Sagrado - Mário Rosa


Local, Data e Hora
19 de Outubro a 16 de Novembro - 21h/23h
Plataforma Zoom
Informação
Quando: 19 de Outubro a 16 de Novembro - Dia: Segundas-feiras - Número de Sessões: 5 - Duração: 21h-23h
Lotação: Participação mínima 15 pessoas.
Inscrição: Quota singular: 40€ por pessoa.
Introdução:
Tornou-se famosa a afirmação de Heidegger sobre o nosso tempo: «Porventura o elemento mais característico da nossa época seja a sua obturação para a dimensão do sagrado (das Heil ). Talvez seja esta a sua única desventura (Unheil). (Carta sobre o Humanismo)
Mas afinal o que é o sagrado? Será ele uma dimensão essencial do cristianismo? Não será uma categoria religiosa já ultrapassada? Joseph Ratzinger, em O Caminho Pascal, exorta: «Deve ser superada a anatematização do sagrado e a mistificação da profanidade. […] Devemos encontrar a coragem de regressar ao sagrado.»
Sabemos, de algum modo, que o sagrado tem a ver com o culto. E que alguma relação deve haver entre culto e cultura, tal como o sugere a nossa língua. Mas qual será? E em que medida o sagrado e o culto na Grécia, em Israel e em Roma, contribuíram para a formação do mundo Ocidental?
Neste curso de cinco sessões sobre O Sagrado, Cristianismo e Ocidente, pretendemos abordar estas questões. (Veja o Programa)
Professor: Mário Rosa:
Mário Rosa, nascido a 23 de Fevereiro de 1973, é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, tendo prosseguido os seus estudos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, obtendo o grau de Mestre em Filosofia sobre Xavier Zubiri. Foi professor de filosofia e religião durante vinte anos e foi, até 2018, orador no Curso Thomas More. É autor de um romance histórico: O Teatro dos Mundos. Organiza acções de voluntariado no Centro de Deficientes Profundos João Paulo II, em Fátima.
Programa:
I – Sessão: 19 de Outubro
Introdução ao Sagrado no Cristianismo: (21h/21h50)
- Pode haver Cristianismo sem o Sagrado?
- Primeira aproximação ao Sagrado.
- Escola sociológica e Fenomenologia
- Rudolf Otto: “tremendum”; “mysterium”;
- Van der Leeuw: o «algo»
- Como se perdeu, teologicamente, o Sagrado no Cristianismo?
- O Cristianismo é uma religião ou um encontro?
- Ainda é possível haver temor no Cristianismo?
- O que é positivamente o temor «a» Deus? A categoria do Thambos.
- Que diferença existe entre Adoração e Amor a Deus.
- O Sagrado pode-se experimentar? Como?
- Um estudo por fazer: o sagrado na liturgia (Nicholas Wolterstorff)
- O problema de tornar acessível a liturgia ao mundo moderno
- S. H. Wooke – Mito e Rito: Palavra e Acção:
- Baptismo: Fé e Acção.
Sagrado e Religiões Naturais: Problemas metodológicos: (22h05/23h)
- A contraposição Sagrado-Profano é originária?
- A posição tradicional da Ciência do Sagrado: de Durkheima Mircea Eliade.
- Crítica de Louis Bouyer.
- Uma nova visão: Josef Pieper, Xavier Zubiri, Julien Ries.
- Segunda definição de Sagrado: «totalmente outro» mas «vivo».
- Há lugar para a categoria do impuro no Cristianismo?
- Exemplos desconcertantes: sexualidade e objectos sagrados.
- Sagrado e Santidade: um critério fundamental.
- Realidade e Sagrado: Ur-phenomen, proto-fenómeno (Rudolf Otto)
- A grande obstrução do Sagrado: a realidade.
- O Sagrado como categoria de mediação.
- Mito e Rito: Palavra e Acção: Uma polaridade originária?
II – Sessão: 26 de Outubro
As Duas Cidades: Jerusalém e Atenas: (21h/21h50)
- O Helenismo dentro da Revelação: Livro da Sabedoria e Prólogo de São João.
- O Hagios grego em contacto com a religião judaica e egípcia: Trancendência.
- A Tradução do Kabod hebraico para a Doxa grega: a noção de Glória.
- Ambiguidade da expressão “dar glória a Deus”.
- A Contraposição de Ortodoxia e Orto-praxis.
- Korban (sacrifício) como aproximação.
- A Poesis Grega (Heidegger).
- O Rito pode ser um modo de acesso à verdade?
- A doxo-logia do rito Católico.
Grécia Revisitada: (22h05/23h)
- A diferença entre Grécia e Grécia revisitada pelo pensamento moderno.
- A Theoria como experiência sacra no mundo grego (Karl Keréyi).
- Grécia revisitada pela Idade Média: A diferença entre Intellectus e Ratio.
- A ortodoxia litúrgica funda a ortodoxia do pensamento.
- Lex Orandi Lex credendi.
- O Temor a Deus como fundamento da Sabedoria.
- A experiência sacra da fé.
III – Sessão: 9 de Novembro
A Terceira Cidade: Roma. (21h/21h50)
- «Somos “judeus” e “gregos” porque em primeiro lugar somos romanos» (Rémi Brague).
- Roma e «a experiência do começo como (re) começo».
- O Direito Romano: a única invenção Romana?
- O Rito Romano: Mais uma tradução: o Latim
- O Rito Romano: a ambiguidade de um regresso litúrgico às origens.
- O Rito na Revelação: Evangelhos, Carta aos Hebreus e Apocalipse.
- O Rito na Revelação: Tradição Apostólica e Rito Romano.
- Uma questão por estudar.
- Um estudo revolucionário: o Flamen Dialis (Karl Kerényi).
Roma: Cultura e Culto: Sacrum facere: (22h05/23h)
- Que relação há entre Cultivo e Cultura? O êxito da metáfora no mundo moderno.
- Cultivo e Culto: a descoberta Romana – Natureza e Cultura.
- O Facere Romano e Poiesis grega.
- A peculiar visão de Tito Lívio: Sagrado e Cultura.
- O Officium: opifex: opus , obra; e fex, fazer.
- O Sacrum-facere.
- Um exemplo indo-europeu desconcertante (Régis Boyer).
- A doxo-logia Católica Romana: Korban hebraico e Sacrificium Romano.
- A Traditio romana
IV – Sessão: 16 de Novembro
Sagrado e Revelação: (21h/21h50)
- A reposição originária: Introdução ao Espírito da Liturgia (Joseph Ratzinger),
- Israel como terra de Culto.
- Ainda é possível uma experiência sacra da Palavra de Deus?
- Doxo-logia como manifestação pela Palavra.
- O conceito de Auctoritas.
- Consagração na Verdade: «A Tua Palavra é a Verdade».
- A Contextualização da Palavra na Doxo-logia católica.
- Bíblia e Tradição Apostólica: a liturgia (láos – povo; érgon – obra)
Sacrum facere e Actio Divina: (22h05/23h)
- Essência do sacrifício das religiões naturais: 4 elementos constituintes.
- O Sacrifício do trigo e uva.
- Teologia das Palavras da Consagração: Actio Divina.
- Kabod e Amor Sacro.
- «O culto como cura do amor (Platão)
- A Participação Sacrificial: Comunhão.
- A Consagração baptismal e Sacrifício Eucarístico.
- Nova Concepção de homem: Homo superhumanus est (O homem é sobrehumano).
V – Sessão: 23 de Novembro
Sagrado e Símbolo: (21h/21h50)
- A Metáfora Morta e a Metáfora Viva: Paul Ricoeur.
- A insuficiência da hermenêutica do símbolo sagrado.
- O lugar do símbolo sagrado.
- Símbolo grego e Transcendência: o Hagios.
- Arquétipo e culto: Génesis e Apocalipse.
- Criação e símbolo litúrgico; a teoria clássica do «Jogo Divino» (Hugo Rahner).
- A “nova” interpretação do Apocalipse (Scott Hahn).
- O «Hoje» litúrgico e a Eternidade.
O Rito Romano: (22h05/23h)
- As diferentes formas do Rito Latino na história: forma Galicana, forma Moçárabe.
- Qual a origem? Dialectos do Rito Romano? (Dix)
- Forma ordinária e forma extraordinária.
- Forma extraordinária e Mistagogia:
- A Instrução no temor do Senhor (Sl 34, 12)
- «Aproximação do altar»: o Altus.
- «O Deus que alegra a minha juventude»: a categoria do Eterno.
- O Silêncio na Actio Divina: a teoria de Helmuth Plessner.