FUNDAMENTOS DO CRISTIANISMO I
Introdução
“Antes de criticar, conhecer!”
É notável a disposição dos atenienses perante São Paulo: «Então, tomando-o consigo, levaram-no ao Areópago, dizendo: Poderemos saber que nova doutrina é essa que ensinas? O que nos dizes é muito estranho e gostaríamos de saber o que isso quer dizer.» (Actos 17,19-20) A nossa situação, porém, lança novos desafios. Como sublinha o teólogo Urs von Balthasar, os interlocutores de Paulo eram muito «temerosos a Deus»; tratava-se tão-só de desvelar o «Deus desconhecido». Hoje em dia, é a própria existência de Deus que está em causa, se não estiver mesmo já esquecida.
“Antes de discutir, ouvir!”
Esta atitude talvez seja mais necessária para quem vive numa cultura cristã e parte do pressuposto de que já conhece o que é o cristianismo. Um caso paradigmático é a Divina Comédia de Dante. Todos ouviram falar. Poucos leram. E certamente já ninguém acredita no espaço em que se realiza a acção: inferno, purgatório, paraíso… Não será tudo isto uma comédia? Uma “Umana commedia”, uma Comédia Humana, como se intitulou – por contraposição – o Decameron de Boccaccio?
“Antes de tomar uma posição, ouvir até ao fim!”
Ao longo de um curso de 15 sessões pretendemos esclarecer o que é a doutrina cristã e qual a sua influência na nossa cultura. Por agora publicamos apenas a primeira parte das aulas
Este curso também está aberto a quem queira aprofundar a sua fé; especialmente para aqueles que tendo uma formação profissional superior não querem continuar com uma formação cristã de quarta classe.
Uma tal empresa, nos nossos dias, soa a comédia. Mas acreditamos, como os gregos e os medievais, que a contemplação é um exercício divino. Queremos dar lugar a uma Divina Comédia.
Nas obras de Dante, Beatriz é um símbolo da Beleza, da Teologia, da Filosofia, da própria Cultura. Sublinhamos esse encontro do Cristianismo com o mundo greco-romano. Foi o nascimento da nossa cultura Ocidental. Faça parte desta mobilização e partilhe desta visão.
NOTA: A ordem das aulas é muito importante para o encadeamento de ideias. Recomendamos fortemente que respeite esta ordem para seu maior benefício.
FAÇA UM DONATIVO
A Casa da Divina Comédia agradece os donativos que tornaram possível este projecto.
Junte-se a nós e colabore para a publicação de novos conteúdos.
NIB: PT50 0269 0164 00205522032 74